quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fim da União Soviética e o Monsters of Rock



Setembro de 1991 a União Soviética praticamente falida, o parlamento votando na dissolução da URSS, um cenário perfeito pra acontecer um mega show para desestruturar mais ainda o regime socialista.
Sob a vigilância de quase 11 mil homens das forças policiais (segundo alguns dados, o número de guardas foi maior, entre 20 e 25 mil), quase 1 milhão de jovens soviéticos se espremiam no Tushino Airfield, em Moscou, para assistir a apresentação de cinco grandes monstros do rock:
Pantera
E.S.T.
The Black Crowes
Metallica
AC/DC
E foi o Pantera a primeira banda a subir no palco naquele dia, com um show brutal e pesado, expressou exatamente o que o público sentia naquele momento. Foi um show curto porém histórico. No set list apenas 4 músicas: Domination, Psycho Holiday, Cowboys From Hell e Primal Concrete Sledge.
A segunda banda a subir no palco naquela tarde foi o E.S.T, banda local. Parte da apresentação, assim como todas as do festival ficaram registradas em vídeo na produção “For Those About to Rock”, disponível em DVD. No filme são mescladas cenas dos shows e de momentos de violência vividos entre o público e a polícia. Veja no vídeo abaixo algumas dessas cenas no clip do E.S.T.
Depois do E.S.T, foi a vez do The Black Crowes tentar acalmar a galera, tocando canções do primeiro e ótimo disco, Shake Your Money Maker.
A noite já caia sobre o Tushina Airfield quando o Metallica abriu seu show com “Enter Sandman”, levando o público a transformar sentimento em canto.

Com chave de ouro o festival foi encerrado com a apresentação do AC/DC; no setlist, clássicos como “Highway to Hell”, “Back in Black”, Wolla Lotta Rosie e, claro, “For Those About to Rock”.
Os canhões ao final da música se despediam daquelas pessoas, que presenciaram um dos momentos mais significativos e emocionantes do Rock n`Roll.

O forte esquema de segurança pode caracterizar claramente o medo da queda do poderoso Império Soviético Socialista, por meio de uma revolta popular eminente, vinda de um festival construido com bandas de rock que caracterizam claramente a força e o estilo americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário